PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: ALESSANDRO FERNANDES BARROS

DISCENTE : ALESSANDRO FERNANDES BARROS
DATA : 21/07/2022
LOCAL: sala -205 do Bloco Zeta no campus de SÃO BERNARDO DO CAMPO da Universidade Federal do ABC
DESENVOLVIMENTO DE UMA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO DA TEMPERATURA INTERNA DO MOLDE NO PROCESSO DE ROTOMOLDAGEM

O processo de rotomoldagem tem crescido no Mundo devido às características de tipos de peças e acabamentos que podem ser produzidas, entretanto, a falta de informação precisa sobre a temperatura do ar interno do molde em tempo real, limita a evolução e viabilidade econômica deste processo. Neste contexto, a presente pesquisa estuda um conjunto de dispositivos denominados moldes estáticos que serviriam para acompanhar a temperatura do ar interno do molde em tempo real. Assim, uma máquina tipo carrossel, foi adaptada. Os dados de temperatura de três moldes estáticos dotados de sensores, instalados na máquina foram comparados com a medição da temperatura do ar interno de um molde de produção. Após a realização dos experimentos verificouse que as adaptações realizadas na máquina de rotomoldagem mostraram-se eficientes para o desenvolvimento da pesquisa. As medições demonstraram que os moldes estáticos quando medidos conjuntamente e suas médias calculadas podem ser utilizados para acompanhar a medição da temperatura do molde de produção em tempo real, já que o erro em relação às medições do ar interno do molde de produção foi de 1,96% e a capabilidade de processo foi considerada adequada com o valor de 5,28. No modelo de série temporal, o valor de alfa 0,3 foi o que mais se ajustou e o modelo conseguiu reproduzir a forma da curva com amplitude e picos semelhantes aos dos experimentais. O valor da correlação (R) foi 0,97, e o valor Dam próximo de 5%.

Presidente - Interno ao Programa - 3202201 - JOSÉ CARLOS CURVELO SANTANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO TOBAL BERSSANETI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2327844 - SILVIA NOVAES ZILBER TURRI