PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIE GABRIELE DEMBOWSKI SILVA

DISCENTE : NATALIE GABRIELE DEMBOWSKI SILVA
DATA : 01/06/2022
LOCAL: Online via conferência Web RNP

Otimização de localização de instalaçoes e estoques de rede de distribuição em situações de possível ruptura nos links de conexão entre instalações.

Contexto - Devido aos elevados custos e a necessidade de planejamento das operações, a localização de instalações deve garantir que elas sejam eficientes e acessíveis no horizonte de tempo. Em função da possibilidade de ocorrência de diferentes eventos que podem afetar o desempenho dessas instalações, como, por exemplo, desastres naturais e bloqueio de estradas, incorporar essas probabilidades de ruptura nos modelos de otimização de localização resultam em melhores soluções. Objetivo – Dessa forma, o objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver um modelo de otimização de localização de instalação e inventário em situação de ruptura nos links de conexão entre as instalações. Metodologia - A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma revisão de literatura por meio de fases envolvendo: i) Planejamento, onde foi definida a pergunta de pesquisa; ii) Pesquisa, com a definição das palavras-chaves e das bases de dados; iii) Triagem, onde foram selecionados os trabalhos que atenderam os requisitos de qualidade pré-definidos e iv) Extração, onde foi realizada uma análise bibliométrica e uma revisão de literatura mais ampla. A segunda etapa envolve a construção de um modelo matemático de otimização envolvendo localização de instalações e inventário com rupturas nos links de conexão entre as instalações e escolha da confiabilidade desejada, sendo aplicado como exemplo em um problema relacionado a logística humanitária. Resultados parciais e esperados – Inicialmente, por meio da revisão, foi possível observar que o tema é relativamente novo, com o aumento de publicações relacionadas nos últimos cinco anos. As principais contribuições do estudo é a relação da evolução dos métodos matemáticos e a influência dos check points na determinação da solução. Conclusão - A inclusão da possibilidade da ocorrência de rupturas nos modelos de localização traz uma perspectiva existente na realidade de muitas operações de logística, mas que ainda é pouco considerada. Trabalhos nesse sentido podem auxiliar as organizações a planejar e gerenciar cadeias de suprimentos mais resilientes, dado a escassez de recursos financeiros e humanos e a necessidade de manter os níveis de serviço.

Presidente - Interno ao Programa - 1939810 - ANGELICA ALEBRANT MENDES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HUGO TSUGUNOBU YOSHIDA YOSHIZAKI - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IRINEU DE BRITO JUNIOR
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO