O IMPACTO DO BIG DATA ANALYTICS E BUSINESS INTELLIGENCE NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
A Indústria 4.0 caracteriza-se por sua elevada velocidade na modificação de processos e produtos e, a fim de tornar as organizações mais responsivas e flexíveis à mudança, é fundamental o uso de algumas das principais tecnologias emergentes presentes na atualidade. Dentre tais ferramentas, destaca-se a crescente importância dos dados que atuam como matéria prima e recurso básico para a aplicação de técnicas de Business Intelligence, Big Data e Data Analytics. Entretanto, existem ainda muitas barreiras e desafios a serem enfrentados pelas organizações para que seja possível sua implementação nas diversas atividades e processos de suas cadeias de valor, bem como uma melhor identificação e mapeamento dos principais benefícios da adoção dessa estratégia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades e benefícios decorrentes da implementação de novas tecnologias com foco na coleta, manipulação, análise e síntese de dados nos processos de planejamento, compras, logística e distribuição das organizações. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe inicialmente um modelo de pesquisa conceitual a fim de contextualizar os principais conceitos e definições a respeito do tema. Em seguida, o modelo e as hipóteses de pesquisa serão testados utilizando dados a serem coletados através de um questionário com um grupo de profissionais da cadeia de suprimentos de diferentes organizações e indústrias (de diferentes tamanhos e setores/região de atuação). Por fim, são aplicadas técnicas multivariadas de análises de dados (regressão linear e análise de cluster) onde espera-se agrupar as empresas a partir de suas características e, em seguida, identificar os desafios, dificuldades e potenciais oportunidades de geração de vantagens competitivas nas organizações por meio da implementação de tecnologias analíticas em suas operações ao longo da cadeia de suprimentos.