PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO FERNANDES BARROS

DISCENTE : ALESSANDRO FERNANDES BARROS
DATA : 28/09/2021
LOCAL: Campus São Bernardo do Campo

DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO METODO PARA TOMADA DE DECISÃO DE TEMPO DE CICLO DE AQUECIMENTO NA ROTOMOLDAGEM

O processo de Rotomoldagem tem crescido no Mundo devido às características de tipos de peças e acabamentos que podem ser produzidas, entretanto, a falta de informação sobre como finalizar os ciclos de aquecimento do forno, eleva o tempo de ciclo e limita a viabilidade econômica deste processo. Neste contexto, a presente pesquisa desenvolveu um novo método para tomada de decisão de tempo de ciclo de aquecimento na Rotomoldagem. Assim uma máquina de Rotomoldagem tipo carrossel com três braços com velocidades dos movimentos de rotação e translação controlados por inversores de frequência, controlado por um sistema de CLP dotado de saída Ethernet e integrado à uma tela IHM com saída de banco de dados SQL, que gerava tempo de ciclo da máquina como OEE, foi adaptada através das modificações, como: a instalação de dois moldes estáticos dotados de sensores de temperaturas, em duas posições diferentes, que transmitiu dados através de comunicação Modbus ao CLP da máquina, e um equipamento K-paqTM, que através de sensores e comunicação via rádio frequência, fez as medição da temperatura interna do molde de Produção. Após a realização dos experimentos verificou-se que as adaptações realizadas na Máquina de Rotomoldagem mostram-se eficientes para o desenvolvimento da pesquisa. Os gráficos da Rotomoldagem demostraram que o processo foi estável e que houve diferença de 82,3°C entre os moldes estáticos 1 e 2. O molde estático 1 apresentou uma diferença de 1,5° C com relação ao molde de produção, indicando que esse foi o melhor entre os moldes testados nesta pesquisa. Assim, ficou demonstrado que método desenvolvido nesta pesquisa foi confiável para tomada de decisão de tempo de ciclo de aquecimento na Rotomoldagem de peças em PEAD.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202201 - JOSÉ CARLOS CURVELO SANTANA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO TOBAL BERSSANETI - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GERALDO CARDOSO DE OLIVEIRA NETO - UNINOVE