PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR MARTINS MEIRA

DISCENTE : VITOR MARTINS MEIRA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: por participação remota

ADOÇÃO E DESAFIOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O Aprendizado Baseado em Problemas e Projetos tem sido adotado no ensino de engenharia por conta do seu potencial em fomentar o conhecimento profissional e o desenvolvimento de Soft Skills nos alunos. Este método de ensino faz com que os estudantes desenvolvam habilidades como criatividade, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Estas habilidades estão sendo amplamente demandadas pelo mercado de trabalho, que passa por profundas transformações devido à eclosão de novas tecnologias digitais como Inteligência Artificial, Big Data e Robótica. Esta revolução tecnológica, que ganha velocidade do século XXI, altera a cadeia de valor de empresas, criando novos modelos de negócio e novas funções de trabalho que exigem dos indivíduos a capacidade de aprendizado contínuo. Apesar do amplo reconhecimento do método PBL como uma alternativa que capacita os estudantes de engenharia às necessidades do mercado de trabalho, as pluralidades de formatos de aplicação deste método bem como os desafios de implementação ainda não estão documentadas de forma definitiva na literatura acadêmica. Por conta disso, este trabalho se propõe a fornecer um panorama sobre como ocorre a adoção do Aprendizado Baseado em Problemas nas universidades federais brasileiras, delineando as motivações de implementação deste método bem como seus principais desafios a partir do ponto de vista dos professores. Para isso, uma pesquisa do tipo descritiva de caráter quantitativo será conduzida e os resultados poderão ser úteis tanto para pesquisadores da área quanto para professores que pretendem implementar este método de ensino em suas universidades.

Presidente - Interno ao Programa - 2327844 - SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIA BRITO SILVA CIRANI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187270 - CAROLINA CORREA DE CARVALHO