PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de DEFESA: CINTIA BARBOSA BARROS

DISCENTE : CINTIA BARBOSA BARROS
DATA : 18/12/2023
LOCAL: Sala 212 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

O MIGRANTE IDOSO VENEZUELANO NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO ACOLHIDA: A EFETIVIDADE DA OPERAÇÃO ACOLHIDA ENTRE IDOSOS VENEZUELANOS NO ABRIGO 13 DE SETEMBRO, NA CIDADE DE BOA VISTA, RORAIMA

Ainda invisibilizados, os migrantes idosos venezuelanos começaram a surgir nos dados oficiais brasileiros sem que, contudo, já haja um volume expressivo de políticas públicas voltadas especificamente para esse grupo. Para o estudo das migrações internacionais e das práticas de direitos humanos no acolhimento de migrantes venezuelanos em abrigos brasileiros, é de suma importância verificar se os instrumentos jurídicos internacionais e nacionais vigentes, bem como as práticas cotidianas no processo de abrigamento garantem condições mínimas para uma permanência digna enquanto aguardam por um processo de interiorização e integração à sociedade brasileira. Com base nisso, esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar de que modo as políticas de abrigamento destinadas a migrantes venezuelanos em Boa Vista, Roraima, contemplam as necessidades de integração da pessoa idosa migrante à sociedade brasileira. O abrigo escolhido foi o 13 de Setembro, estabelecido no ano de 2020 e com atividades encerradas em novembro de 2022. A pesquisa de campo se dividiu em dois momentos: 1) pesquisa exploratória realizada em Boa Vista, de 3 a 20 de abril de 2022; 2) e pesquisa sistematizada também em Boa Vista, de 7 a 22 de setembro de 2022. Para os dois momentos da pesquisa de campo, foram utilizados três procedimentos metodológicos: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental; 3) e observação participante.

Presidente - Interno ao Programa - 1998461 - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOAO CARLOS JAROCHINSKI SILVA - UFRR
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1372715 - ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA