PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de QUALIFICAÇÃO: PETRUS VINICIUS ROCHA GONÇALVES

DISCENTE : PETRUS VINICIUS ROCHA GONÇALVES
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

A relação do Brasil com a OCDE (1991-2022): Desafios para a condição de "membro"

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a relação da República Federativa do Brasil com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entre os anos de 1991 e 2022 e entender os desafios para o País nessa relação, bem como as vantagens em concluir o atual Processo de Acessão à Organização, se houver. Por meio de entrevista e troca de e-mails com autoridades, pesquisa teórica, bibliográfica e documental com natureza exploratória e explicativa, foi apresentado um contexto político e econômico dessa relação com dados sobre a participação e interesse brasileiros junto à OCDE que culminaram na intensificação do pensamento liberal necessário aos países-membros da mesma. Pretende-se, portanto, compreender quais os caminhos escolhidos pelo Brasil para essa relação e os possíveis reflexos econômicos e/ou políticos atuais e futuros, caso haja a conclusão da Acessão brasileira à Organização.

Presidente - Interno ao Programa - 2327084 - LUCAS DA SILVA TASQUETTO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2407130 - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998461 - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI