PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de DEFESA: FABIO MOREIRA MEIRA

DISCENTE : FABIO MOREIRA MEIRA
DATA : 02/10/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

A inserção internacional brasileira na década de 1990 vista pelas lentes do jornal The New York Times

A década de 1990 é emblemática para a política externa do Brasil, pois marca um momento de renovação de credenciais brasileiras no sistema internacional, por meio da acessão à importantes regimes internacionais, como o da não proliferação nuclear e o do meio ambiente. Este período também é marcado pelo resgate da valorização das relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos. Diante dessas considerações, o objetivo central dessa pesquisa é analisar as reportagens veiculadas pelo jornal The New York Times sobre a inserção internacional brasileira na década de 1990, com foco nas questões de meio ambiente e de não proliferação nuclear, considerados temas-chave tanto no sistema internacional pós-guerra fria, quanto para a dinâmica da política externa brasileira deste período. Ao analisar um dos principais veículos de informação dos EUA e do mundo, procuramos identificar se tais notícias transmitiam uma imagem positiva do país, em linha com a autoimagem projetada pelas autoridades públicas brasileiras, buscando também identificar se tais notícias contribuíram para melhorar a credibilidade do país no cenário internacional, especialmente junto aos EUA.

Presidente - Interno ao Programa - 248.704.328-89 - ISMARA IZEPE SOUZA - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1699699 - CRISTINE KOEHLER ZANELLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIANA DE PAULA BIGATÃO PUIG - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI