PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Edital PPG-PRI 47/2022 / Resultado dos recursos das avaliações dos projetos de pesquisa / Lista final da Etapa da Avaliação do Projeto de Pesquisa (07.03.2022)

Recursos indeferidos

Candidaturas para vagas destinadas à ampla concorrência

EDGARD SOUZA RAMOS PALÁCIOS DE ABREU OLIVEIRA – Recurso Indeferido – Nota mantida. O Projeto tem fragilidades metodológicas na delimitação do objeto de estudo e ausência de uma relação clara do problema da pesquisa com a disciplina das Relações Internacionais. Igualmente, o tema é muito amplo e perde o foco pela falta de objetividade. Os objetivos específicos não estão claros e não há uma mobilização pertinente de cunho teórico próprio da disciplina das Relações Internacionais.

JUAN PEDRO BENITEZ FERNANDEZ Recurso Indeferido – Nota mantida – O Projeto tem fragilidades metodológicas, teóricas e de conteúdo geral. Não delimita apropriadamente o objeto de pesquisa e falha pela enorme abrangência de temas que pretende abordar. O projeto é extremamente amplo e apresenta uma lista de aspectos muito desconexos entre si. Não há um diálogo e debate teórico e se limita tão somente a listar autores e suas obras sem uma conexão e argumentação apropriada. Os objetivos não têm foco explícito em um tema específico e não utiliza autores relevantes na área da disciplina das Relações Internacionais.

LUCAS FARIA CHACON CARDOSO – Recurso indeferido – Nota mantida. O projeto não conduz a um problema de pesquisa bem definido; está embasado em afirmações contundentes sem apresentar dados ou literatura suficientes para sustentá-las; aborda aspectos distintos de uma forma linear, o que, ao mesmo tempo que sugere uma pluralidade de questões a serem trabalhadas, dificulta a identificação do problema principal da pesquisa; o apresentado como problema de pesquisa denota mais um percurso de ampla aproximação com o tema do que o tratamento de uma questão específica; os objetivos específicos são demasiadamente amplos, sinalizando uma dificuldade concreta de implementação da pesquisa proposta; foram citados muitos métodos, de forma genérica, sem apontar o que serviria para o desenvolvimento do trabalho.

THIAGO LACERDA NOBRE – Recurso Indeferido – Nota mantida. O projeto apresenta fragilidades teóricas e metodológicas e não mobiliza nenhum autor específico na área da pesquisa e nem da área das Relações Internacionais no marco teórico. O problema de pesquisa é extremamente amplo e não apresenta procedimentos metodológicos coerentes e apropriados para o levantamento de dados a partir de fontes primárias necessárias para a implementação da pesquisa de forma viável. Os objetivos da pesquisa são muito fracos e não correspondem adequadamente ao problema e às hipóteses planteadas.

Candidaturas para vagas reservadas para pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas

WILSON MAIA FILHO - Recurso indeferido / nota mantida. O projeto dialoga pouco com a literatura e não a problematiza; o problema de pesquisa não avança para além do que poderia ser resolvido com uma consulta à literatura; são citados diversos métodos de pesquisa, sem identificação de como seriam utilizados e em que etapas da pesquisa.

Listas finais dos/as candidatos/as aprovados/as na Etapa – Avaliação do Projeto de Pesquisa

CANDIDATOS/AS APROVADOS/AS e respectivas notas

Candidaturas para vagas destinadas à ampla concorrência