CULTURA DE PAZ: DA TEORIA À PRÁTICA
Análise dos casos brasileiro e espanhol
A presente dissertação tem como objetivo central a análise do conceito de cultura de paz
combinada à avaliação de projetos vinculados a este tema e empreendidos por Brasil e
Espanha. Assim sendo, a finalidade por trás deste movimento é responder à seguinte
pergunta: de que maneira Brasil e Espanha contribuíram para a construção da agenda
internacional de cultura de paz? O projeto escolheu analisar especificamente casos
provenientes destes dois países visto que seu histórico em prol da cultura de paz os coloca
em um lugar de destaque neste quesito. Para realizar tal intento, a dissertação aposta em
uma pesquisa essencialmente qualitativa e exploratória, se valendo de uma extensa
revisão bibliográfica amparada por fontes primárias e secundárias. Ademais, o trabalho
incorporará uma análise de estudo de caso ao seu procedimento metodológico, de modo
a apresentar um exame mais profundo de sua proposta. Como hipótese central,
argumenta-se que o intercâmbio de experiências nacionais figura-se como um
componente vital para o melhoramento constante da agenda de cultura de paz, garantindo
que ela permaneça alinhada com as necessidades de seu tempo. A hipótese secundária
defende que a sociedade civil detém um papel fundamental para a condução desta agenda
e, portanto, deve ocupar um espaço relevante tanto nas esferas de discussões quanto nas
tomadas de decisões.