PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO MOREIRA MEIRA

DISCENTE : FABIO MOREIRA MEIRA
DATA : 08/12/2022
LOCAL: Formato remoto

A inserção internacional brasileira na década de 1990 vista pelas lentes do jornal The New York Times

A década de 1990 marca um momento de inflexão na história política brasileira, tanto do ponto de vista interno quanto externo. Com relação ao ambiente interno, o país superou uma crise política, com o impeachment de Fernando Collor e uma crise econômico-financeira. Considerando o setor externo, o país acedeu a importantes tratados internacionais, como o Tratado de Não Proliferação Nuclear, Tratados de Direitos Humanos e Tratados de Meio ambiente, além de participar do Conselho de Segurança da ONU, inaugurando uma nova fase na história da Política Externa Brasileira. Tais eventos fizeram parte de um projeto de renovação da política externa brasileira e da acessão à alguns regimes internacionais, que moldaram a imagem do país no exterior. Nesse período, as relações bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) foram importantes, sobretudo, na busca pela estabilidade econômico-financeira, por meio do Consenso de Washington. Durante a década de 1990, os EUA consolidaram-se como um dos principais parceiros do Brasil durante o processo de alteração da imagem do país. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é estudar a política externa brasileira do período e como ela impactou a imagem do país que foi veiculada pelo jornal The New York Times nos Estados Unidos, um dos mais relevantes meios de comunicação da opinião pública norte-americana. Cabe destacar que uma imagem positiva no exterior auxilia o país na busca pelos seus interesses internacionais, como aumentar os fluxos de comércio e de investimentos. Para a execução desse estudo, serão analisados eventos brasileiros internos e externos ocorridos durante a década de 1990, a partir da análise da bibliografia e, sobretudo, pelas notícias veiculadas pelo jornal de Nova Iorque. Além disso, as notícias veiculadas no jornal The New York Times, no período em apreço, serão analisadas, a partir da Análise do Discurso, buscando identificar como os eventos emblemáticos de política externa foram veiculados nos EUA.

Presidente - Interno ao Programa - 248.704.328-89 - ISMARA IZEPE SOUZA - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187291 - TATIANA BERRINGER DE ASSUMPCAO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TANIA MARIA PECHIR GOMES MANZUR - UNB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998461 - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES