PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLE MOREIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLE MOREIRA ALVES
DATA : 13/12/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Banca remota
TÍTULO:

A INTEGRAÇÃO REGIONAL ATRAVÉS DA UNASUL: Entre Políticas de Estado e Ideologias de Governo


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O trabalho pretender analisar o desenvolvimento da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) como uma tentativa de integração regional na América do Sul que, como diversas outras iniciativas na região se exauriu, chegando ao fim após dez anos de atividade. No mundo multipolar, acordos de integração e de cooperação se mostram como um meio de sobrevivência, inserção internacional e de conquistar vantagens relativas. A busca pela integração da região não é um desejo recente, nesta trajetória diversos projetos que antecedem a UNASUL foram desenvolvidos e muitos não se sustentaram. Considerando a complexidade da região sul-americana, a UNASUL surgiu como uma iniciativa de integração regional com objetivos de cooperação em diversos níveis.

Para entender o contexto do nascimento da UNASUL o trabalho aborda o histórico na América Latina e da América do Sul em projetos integracionistas. Em seguida, para entender o período em que perdurou o bloco e seu definhamento, o trabalho aborda as circunstâncias políticas, econômicas e geopolíticas em que a UNASUL se inseria. Neste sentido, abordamos ainda atores com interesse nos processos integracionistas da região, o Brasil como maior e mais influente país da região com grandes responsabilidades no bloco, e os Estados Unidos da América que busca manter a sua influência sobre a região. A partir da apresentação histórica, serão identificados elementos que contribuíram no desmantelamento recente da UNASUL. A integração da região é considerada um objetivo comum entre os Estados do subcontinente e, no caso Brasil, é ainda um objetivo constitucional. Assim, para sua consolidação deve ser elaborada como política de Estado por seus países membros.

Investigamos então, além dos elementos intrínsecos do bloco, as mudanças políticas e ideológicas na região que interferiram no desenvolvimento da integração regional e em qual nível elas contribuíram no desmantelamento da UNASUL.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2333293 - DIEGO ARAUJO AZZI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998461 - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1961809 - GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2407130 - ANA TEREZA LOPES MARRA DE SOUSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO JOSÉ BECHARA SANCHEZ - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 23:17
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod