PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: BRUNO GUMIERI FERNANDES

DISCENTE : BRUNO GUMIERI FERNANDES
DATA : 17/04/2020
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

O ESTUDO METACOGNITIVO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS NA COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES NOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

Uma das grandes dificuldades da química, mais especificamente da química orgânica, é compreender e visualizar como que compostos orgânicos podem interagir entre si, tendo como consequência direta em suas propriedades, como ponto de ebulição, ponto de fusão e solubilidade, por exemplo. Visando investigar isso, este trabalho tem como foco analisar em que medida as possíveis construções de imagens e visualizações podem auxiliar graduandos na compreensão das propriedades de compostos orgânicos nos diversos níveis representacionais. A pesquisa propõe como público alvo, alunos da graduação de uma universidade pública, matriculados na disciplina de Práticas de Ensino de Química II (PEQ II). A coleta e análise dos dados, se sustentou em gravações audiovisuais, contemplando também a técnica "think aloud" na ação proposta, baseada em momentos que trabalham diferentes estratégias nos níveis representacionais, para que seja possível analisar as possíveis dificuldades e questionamentos dos alunos ali envolvidos. Além disso, com base nos dados obtidos, foram criadas e elaboradas categorias para análise, que serão posteriormente comparadas com os desenhos feitos pelos alunos, para obtenção de um direcionamento em relação à análise prévia dos dados, intervindo a fim de que os objetivos sejam alcançados e possibilitando um melhor tratamento qualitativo dos dados para a análise final.

Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - AGNALDO ARROIO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL