PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens
Área de Concentração
Doutorado
ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
Linhas Pesquisa :
› ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Nesta linha inserem-se pesquisas em Educação Científica e Educação Matemática que versam sobre: teorias e modelos de ensino e aprendizagem; metodologias, estratégias e recursos didáticos; currículo; avaliação; políticas educacionais; tecnologias da informação e comunicação; discursos e linguagens; abordagens temáticas e CTSA; perspectivas culturais; divulgação científica e educação em espaços não formais.
› HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO - Esta linha abrange estudos relacionados às temáticas da História e Filosofia das Ciências e da Matemática, suas implicações para o ensino e propostas de aplicação de conteúdos produzidos a partir destes referenciais, a análise das concepções de estudantes e professores sobre a ciência e o fazer científico, e estudos de caráter histórico-discursivo sobre a construção do conhecimento científico e matemático.
› FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Esta linha de pesquisa compreende investigações sobre políticas, programas, cursos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática em todos os níveis educacionais, com foco no desenvolvimento profissional dos docentes analisando suas concepções, práticas pedagógicas e a construção de seus diversos conhecimentos para o exercício da docência.
Mestrado
ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
Linhas Pesquisa :
› FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Esta linha de pesquisa compreende investigações sobre políticas, programas, cursos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática em todos os níveis educacionais, com foco no desenvolvimento profissional dos docentes analisando suas concepções, práticas pedagógicas e a construção de seus diversos conhecimentos para o exercício da docência.
› HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO - Esta linha abrange estudos relacionados às temáticas da História e Filosofia das Ciências e da Matemática, suas implicações para o ensino e propostas de aplicação de conteúdos produzidos a partir destes referenciais, a análise das concepções de estudantes e professores sobre a ciência e o fazer científico, e estudos de caráter histórico-discursivo sobre a construção do conhecimento científico e matemático.
› ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - Nesta linha inserem-se pesquisas em Educação Científica e Educação Matemática que versam sobre: teorias e modelos de ensino e aprendizagem; metodologias, estratégias e recursos didáticos; currículo; avaliação; políticas educacionais; tecnologias da informação e comunicação; discursos e linguagens; abordagens temáticas e CTSA; perspectivas culturais; divulgação científica e educação em espaços não formais.
› FILOSOFIA DA CIÊNCIA E EPISTEMOLOGIA
FILOSOFIA DA CIÊNCIA E EPISTEMOLOGIA - Esta linha de pesquisa enfoca os fundamentos da ciência, bem como suas consequências teóricas e práticas para a sociedade contemporânea. Por um lado, enseja a investigação epistemológica sobre o desenvolvimento das ciências particulares tais como a matemática, a física, a química, a biologia, a psicologia e as ciências sociais por meio da análise histórico-conceitual de suas teorias e estruturas lógico-matemáticas subjacentes. Por outro, detém-se sobre valores norteadores do desenvolvimento científico, quer sejam os de natureza cognitiva ou os de natureza social, com atenção para as implicações educacionais, sociais e tecnológicas decorrentes. Dentre os temas de investigação, destacam-se: a produção e a validação do conhecimento científico em diferentes contextos históricos e sócio-culturais; os padrões de racionalidade científica; a análise das relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos e históricos da ciência; a noção de controle da natureza e suas implicações para o desenvolvimento econômico e tecnológico; e a articulação entre o ensino de ciências e matemática com a história dos diversos sistemas filosóficos, da idade moderna até a contemporaneidade.
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod