O Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) pretende desenvolver, no âmbito da UFABC, pesquisas e estudos acadêmicos formais nas áreas de ensino e história das ciências e da matemática, visando a produção de conhecimentos relacionados a uma perspectiva crítica, humanista e profunda das ciências, englobando desde a gênese do conhecimento científico até a sua veiculação em espaços formais e não formais de educação.
A proposta inicial do PEHCM, inicialmente com o curso de Mestrado Acadêmico, originou-se a partir da constituição, no seio da UFABC, de um grupo de pesquisa composto por docentes oriundos de áreas variadas, dedicados à investigação científica dos referidos objetos de estudo. O PEHCM tem por objetivo formar pesquisadores capazes de articular abordagens provenientes de diversas disciplinas, metodologias próprias de pesquisa e saberes de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, adequando-se à vocação da UFABC. Também é objetivo do PEHCM incrementar a produção científica na área, a partir das produções de alunos e professores envolvidos nos diferentes projetos de pesquisa a serem realizados.
O público-alvo do Mestrado Acadêmico se constitui, preferencialmente, por bacharéis e licenciados em Biologia, Física, História, Matemática e Química, mas não exclui a possibilidade de participação de egressos de outras áreas afins à ciência e à tecnologia com interesses em desenvolver investigações nas linhas de pesquisa do PEHCM.
Conforme dados obtidos na Capes, a área de pesquisa em Ensino de Ciências vem se consolidando no Brasil e cabe à UFABC, também participar deste processo. O PEHCM contribuirá para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o ensino e a pesquisa nas áreas de ciências, matemática e história das ciências que serão fundamentais, entre outros aspectos, para o desafio de melhorar a qualidade da educação científica em nossa sociedade.
A grande área de concentração contemplada no programa - Ensino e História das Ciências e da Matemática - é de importância central no projeto pedagógico da UFABC, como se observa a partir de princípios nele explicitados, destacando-se: a integração do conhecimento através da interdisciplinaridade; o reconhecimento da existência de uma nova dinâmica do conhecimento que exige o desenvolvimento de atitudes de questionamento científico; a necessidade da participação da universidade no processo de crescente integração da sociedade; a indissociabilidade entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão.
O papel fundamental que o ensino de ciências e de matemática deve desempenhar na sociedade contemporânea, só pode ser ampliado por sua concatenação com estudos da dinâmica interna do processo de geração do conhecimento científico. Nesse contexto, a articulação do ensino com a história das ciências e da matemática, torna-se fundamental.
REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA EM 2015 Além de estabelecer a transição dos docentes entre os dois programas de pós-graduação envolvidos e rever critérios de credenciamento de docentes, a coordenação do PEHFCM criou grupos de trabalho que propuseram alterações fundamentais em sua estrutura: 1) a mudança no nome do programa; 2) a reconfiguração das linhas de pesquisa; e 3) a reorganização das disciplinas.
Após a reestruturação, o novo nome do programa passa a ser:
Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM) Neste sentido, buscamos preservar o caráter interdisciplinar do programa nas áreas do conhecimento Ensino e História das Ciências e da Matemática, estreitando relações entre as mesmas. As três linhas de pesquisa que caracterizam o (novo) programa estão assim definidas: 1. Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática - EA; 2. Formação de Professores de Ciências e Matemática - FP e 3. História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação - HC. A reformulação das disciplinas pautaram-se pelas perspectivas expressas nas linhas de pesquisa, que dialogam com a formação e a atuação dos docentes credenciados ao programa.
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