O ESTUDO METACOGNITIVO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS NA COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES NOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
Uma das grandes dificuldades da química, mais especificamente da química orgânica, é compreender e visualizar como que compostos orgânicos podem interagir entre si, tendo como consequência direta em suas propriedades, como ponto de ebulição, ponto de fusão e solubilidade, por exemplo. Visando investigar isso, este trabalho tem como foco analisar em que medida as possíveis construções de imagens e visualizações podem auxiliar graduandos na compreensão das propriedades de compostos orgânicos nos diversos níveis representacionais. A pesquisa propõe como público alvo, alunos da graduação de uma universidade pública, matriculados na disciplina de Práticas de Ensino de Química II (PEQ II). A coleta e análise dos dados, se sustentou em gravações audiovisuais, contemplando também a técnica "think aloud" na ação proposta, baseada em momentos que trabalham diferentes estratégias nos níveis representacionais, para que seja possível analisar as possíveis dificuldades e questionamentos dos alunos ali envolvidos. Além disso, com base nos dados obtidos, foram criadas e elaboradas categorias para análise, que serão posteriormente comparadas com os desenhos feitos pelos alunos, para obtenção de um direcionamento em relação à análise prévia dos dados, intervindo a fim de que os objetivos sejam alcançados e possibilitando um melhor tratamento qualitativo dos dados para a análise final.