PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONE MARTA DE MESQUITA COSTA

DISCENTE : DIONE MARTA DE MESQUITA COSTA
DATA : 14/08/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

As hortas urbanas orgânicas da cidade de São Bernardo do Campo como práticas de Educação Ambiental não formal

O objetivo deste relatório de qualificação é apresentar as atividades do mestrado, realizadas desde fevereiro de 2018 até o presente momento. Tal trabalho teve inserção na linha de pesquisa em História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação, da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC e sob orientação da Prof.ª. Dra. Ana Maria Dietrich.

A pesquisa tem por objetivo investigar os impactos das hortas urbanas orgânicas da cidade de São Bernardo do Campo em relação à Educação Ambiental não-formal vivenciada pela população local a partir da narrativa dos horticultores. Pesquisando, portanto, as contribuições que as narrativas dos horticultores das hortas urbanas orgânicas dão para a Educação Ambiental não formal, concedendo paralelamente, a visibilidade às suas memórias e vivências. Terá como pano de fundo as discussões que envolvem as temáticas agroecológicas e de proteção ambiental presentes no debate do desenvolvimento sustentável seja no campo ou em cidades industrializadas, e os desdobramentos para as políticas de Educação Ambiental no âmbito municipal.

Como também, a conceituação sobre a agricultura orgânica, agroecologia, transição agroecológica e as representações de natureza no século XXI, por meio da análise dos dados da pesquisa documental a partir de Arquivo Histórico, Diretrizes Educacionais, Leis e projetos educacionais ambientais/agroecológicos do município em questão. A pesquisa de campo está sendo realizada nas respectivas hortas urbanas orgânicas do município, por meio de entrevistas com os horticultores e questionários para o público consumidor. Busca-se deste modo, compreender, inter-relações entre política estatal, sociedade, educação ambiental e ciência e tecnologia (C&T).

Presidente - Interno ao Programa - 1568760 - ANA MARIA DIETRICH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1753382 - GRACIELA DE SOUZA OLIVER
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR