As hortas urbanas orgânicas da cidade de São Bernardo do Campo como práticas de Educação Ambiental não formal
O objetivo deste relatório de qualificação é apresentar as atividades do mestrado, realizadas desde fevereiro de 2018 até o presente momento. Tal trabalho teve inserção na linha de pesquisa em História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação, da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC e sob orientação da Prof.ª. Dra. Ana Maria Dietrich.
A pesquisa tem por objetivo investigar os impactos das hortas urbanas orgânicas da cidade de São Bernardo do Campo em relação à Educação Ambiental não-formal vivenciada pela população local a partir da narrativa dos horticultores. Pesquisando, portanto, as contribuições que as narrativas dos horticultores das hortas urbanas orgânicas dão para a Educação Ambiental não formal, concedendo paralelamente, a visibilidade às suas memórias e vivências. Terá como pano de fundo as discussões que envolvem as temáticas agroecológicas e de proteção ambiental presentes no debate do desenvolvimento sustentável seja no campo ou em cidades industrializadas, e os desdobramentos para as políticas de Educação Ambiental no âmbito municipal.
Como também, a conceituação sobre a agricultura orgânica, agroecologia, transição agroecológica e as representações de natureza no século XXI, por meio da análise dos dados da pesquisa documental a partir de Arquivo Histórico, Diretrizes Educacionais, Leis e projetos educacionais ambientais/agroecológicos do município em questão. A pesquisa de campo está sendo realizada nas respectivas hortas urbanas orgânicas do município, por meio de entrevistas com os horticultores e questionários para o público consumidor. Busca-se deste modo, compreender, inter-relações entre política estatal, sociedade, educação ambiental e ciência e tecnologia (C&T).