PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MARCELLA SEIKA SHIMADA

DISCENTE : MARCELLA SEIKA SHIMADA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Sala 302 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

A ABORDAGEM METAVISUAL PARA A COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RAPIDEZ DE UMA REAÇÃO QUÍMICA

O presente estudo tem como objetivo investigar como alunos de graduação de uma universidade pública, revisam e reconstroem os conteúdos de química em uma atividade metavisual que trata do efeito da temperatura na rapidez da reação, bem como sua relação com os níveis representacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada no formato multipaper. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura para identificar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos no que se refere aos fatores que alteram a rapidez da reação, tendo como principal resultado a compreensão não adequada dos fenômenos causados pelos fatores. Diante disso, foi elaborada uma atividade metavisual com alunos de graduação da Universidade Federal da UFABC que cursavam a disciplina de Práticas de Ensino de Química II. A coleta e análise de dados ocorreu a partir dos registros das atividades elaboradas pelos estudantes, como gravação de áudio, desenhos, esquemas e anotações, momentos nos quais eles debateram em grupo para realizar um procedimento experimental de modo a solucionar um problema envolvendo ferro sólido com solução aquosa de ácido sulfúrico, em seguida, elaborar e comparar possíveis modelos explicados, e sistematizar as ideias.

Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELAINE ANGELINA COLAGRANDE - UNIFAL-MG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FLAVIO ANTONIO MAXIMIANO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP