A ABORDAGEM METAVISUAL PARA A COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA RAPIDEZ DE UMA REAÇÃO QUÍMICA
O presente estudo tem como objetivo investigar como alunos de graduação de uma universidade pública, revisam e reconstroem os conteúdos de química em uma atividade metavisual que trata do efeito da temperatura na rapidez da reação, bem como sua relação com os níveis representacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apresentada no formato multipaper. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura para identificar as concepções alternativas e dificuldades dos alunos no que se refere aos fatores que alteram a rapidez da reação, tendo como principal resultado a compreensão não adequada dos fenômenos causados pelos fatores. Diante disso, foi elaborada uma atividade metavisual com alunos de graduação da Universidade Federal da UFABC que cursavam a disciplina de Práticas de Ensino de Química II. A coleta e análise de dados ocorreu a partir dos registros das atividades elaboradas pelos estudantes, como gravação de áudio, desenhos, esquemas e anotações, momentos nos quais eles debateram em grupo para realizar um procedimento experimental de modo a solucionar um problema envolvendo ferro sólido com solução aquosa de ácido sulfúrico, em seguida, elaborar e comparar possíveis modelos explicados, e sistematizar as ideias.