PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: KAREN RAMOS

DISCENTE : KAREN RAMOS
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Sala 302-A, Bloco B, Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

O DIÁLOGO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
suas manifestações e contribuições para a formação do estudante.

A presente pesquisa teve como tema geral o diálogo em práticas de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O contexto deste estudo foi uma sala de aula do quinto ano do Ensino Fundamental na qual foi desenvolvida uma prática de Modelagem Matemática enfocando o tema “Poluição do ar”. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como objetivos: identificar e caracterizar momentos de diálogo em prática de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar contribuições dessas práticas dialógicas para a formação dos estudantes. O relatório da pesquisa está organizado em formato multipaper  Os referenciais teóricos utilizados referem-se à Modelagem Matemática, à Educação Matemática Crítica e ao diálogo na Educação.  Os dados incluem: gravações em áudio e vídeo, anotações no caderno de campo, produções dos estudantes e um questionário respondido pelos participantes. Os dados foram analisados segundo dois eixos, elaborados com base nos objetivos da pesquisa. Para tanto foram evidenciados diferentes formas de manifestação do diálogo nas práticas realizadas, caracterizando esses diálogos de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa. Também foram identificados nas práticas elementos que podem ser indícios de contribuições para a formação dos estudantes e que dizem respeito ao desenvolvimento de suas potencialidades. Os resultados indicam que a participação dos estudantes no desenvolvimento do projeto estimulou o diálogo entre os participantes favorecendo o aparecimento de qualidades do diálogo, de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa, e consequentemente favorecendo a aprendizagem. Também há indícios de que as práticas dialógicas na Modelagem podem contribuir para a formação dos estudantes estimulando a iniciativa na aprendizagem, iniciativa e autonomia na busca de soluções, capacidade de usar a matemática para compreender a realidade, capacidade de usar a matemática para refletir e se posicionar criticamente, capacidade para dialogar, confiança para comunicar ideias, confiança e autonomia para tomar decisões e desenvolvimento da cidadania.

Presidente - Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KARINA ALESSANDRA PESSOA DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES