O DIÁLOGO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
suas manifestações e contribuições para a formação do estudante.
A presente pesquisa teve como tema geral o diálogo em práticas de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O contexto deste estudo foi uma sala de aula do quinto ano do Ensino Fundamental na qual foi desenvolvida uma prática de Modelagem Matemática enfocando o tema “Poluição do ar”. A pesquisa é de natureza qualitativa e teve como objetivos: identificar e caracterizar momentos de diálogo em prática de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar contribuições dessas práticas dialógicas para a formação dos estudantes. O relatório da pesquisa está organizado em formato multipaper Os referenciais teóricos utilizados referem-se à Modelagem Matemática, à Educação Matemática Crítica e ao diálogo na Educação. Os dados incluem: gravações em áudio e vídeo, anotações no caderno de campo, produções dos estudantes e um questionário respondido pelos participantes. Os dados foram analisados segundo dois eixos, elaborados com base nos objetivos da pesquisa. Para tanto foram evidenciados diferentes formas de manifestação do diálogo nas práticas realizadas, caracterizando esses diálogos de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa. Também foram identificados nas práticas elementos que podem ser indícios de contribuições para a formação dos estudantes e que dizem respeito ao desenvolvimento de suas potencialidades. Os resultados indicam que a participação dos estudantes no desenvolvimento do projeto estimulou o diálogo entre os participantes favorecendo o aparecimento de qualidades do diálogo, de acordo com o Modelo de Cooperação Investigativa, e consequentemente favorecendo a aprendizagem. Também há indícios de que as práticas dialógicas na Modelagem podem contribuir para a formação dos estudantes estimulando a iniciativa na aprendizagem, iniciativa e autonomia na busca de soluções, capacidade de usar a matemática para compreender a realidade, capacidade de usar a matemática para refletir e se posicionar criticamente, capacidade para dialogar, confiança para comunicar ideias, confiança e autonomia para tomar decisões e desenvolvimento da cidadania.