PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RIBAS RODRIGUES

DISCENTE : FRANCISCO RIBAS RODRIGUES
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Online

Emoções e conflitos no ensino: como um curso de formação para professores do ensino básico pode impactar suas concepções sobre conflito em sala de aula.

A prática de resolução de conflitos em escolas vem sendo estudada nas últimas décadas, mas não há um consenso sobre qual melhor método para resolvê-los e nem existe um conceito comum sobre o que é o conflito. O que existe, infelizmente, é uma falta de rigor científico e metodológico nesses estudos acerca da  eficácia dessas práticas nas escolas. Dessa forma, este projeto tem como objetivo investigar se um curso sobre emoções e práticas de resolução de conflitos impacta a forma com a qual o conceito de conflito é percebido  por professores do ensino público. Este impacto será avaliado a partir do  Forma Mentis Network, metodologia que analisa o que as pessoas pensam e sentem em relação a um determinado conceito.Tais análises da percepção serão feitas antes e depois da aplicação de um curso sobre emoções e práticas de resolução de conflitos desenvolvido especialmente para essa pesquisa.  A hipótese central é que o curso modificará positivamente a valência do conceito de conflito.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA GERALDA VIANA HELENO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP