Emoções e conflitos no ensino: como um curso de formação para professores do ensino básico pode impactar suas concepções sobre conflito em sala de aula.
A prática de resolução de conflitos em escolas vem sendo estudada nas últimas décadas, mas não há um consenso sobre qual melhor método para resolvê-los e nem existe um conceito comum sobre o que é o conflito. O que existe, infelizmente, é uma falta de rigor científico e metodológico nesses estudos acerca da eficácia dessas práticas nas escolas. Dessa forma, este projeto tem como objetivo investigar se um curso sobre emoções e práticas de resolução de conflitos impacta a forma com a qual o conceito de conflito é percebido por professores do ensino público. Este impacto será avaliado a partir do Forma Mentis Network, metodologia que analisa o que as pessoas pensam e sentem em relação a um determinado conceito.Tais análises da percepção serão feitas antes e depois da aplicação de um curso sobre emoções e práticas de resolução de conflitos desenvolvido especialmente para essa pesquisa. A hipótese central é que o curso modificará positivamente a valência do conceito de conflito.