PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FERNANDA ANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA ANA DA SILVA
DATA : 10/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: SIGNIFICAÇÕES DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Considerando os processos históricos envolvidos nas mudanças atribuídas pela sociedade ao papel da escola, bem como ao papel do profissional professor dentro dessa instituição, esta pesquisa buscou compreender as significações atribuídas por estudantes de licenciatura em física, em situação de estágio supervisionado, à função social da escola. Trata-se de uma pesquisa, referenciada em autores da Pedagogia Social, da Psicologia Histórico-cultural e do Campo de Pesquisa em Formação de Professores, que parte de uma concepção do professor como profissional crítico-reflexivo, que desenvolve sua profissionalidade permanentemente. Para coleta dos dados, foi enviado por e-mail um questionário com questões abertas e fechadas a estudantes de licenciatura em física de uma universidade da região metropolitana de São Paulo. A análise de dados foi realizada por meio da metodologia de identificação de núcleos de significação nas respostas de três dos estudantes que responderam ao questionário, escolhidos aleatoriamente. Foi possível observar que, mesmo não tendo contato com o termo função social da escola ao longo da formação, os sujeitos da pesquisa demonstram preocupações com questões além do conhecimento técnico científico, ou seja, questões da função social da escola. Consideramos que a reflexão sobre a função social da escola, ainda na formação inicial do professor de física pode colaborar para uma formação mais humanizada e protetora dos direitos humanos, rumo à busca de maior autonomia docente, mesmo com as fortes influências das organizações internacionais nas políticas educacionais do país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSE NILDO OLIVEIRA SOARES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ORLANDO COELHO BARBOSA
Notícia cadastrada em: 27/10/2022 12:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod