A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: SIGNIFICAÇÕES DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Considerando os processos históricos envolvidos nas mudanças atribuídas pela sociedade ao papel da escola, bem como ao papel do profissional professor dentro dessa instituição, esta pesquisa buscou compreender as significações atribuídas por estudantes de licenciatura em física, em situação de estágio supervisionado, à função social da escola. Trata-se de uma pesquisa, referenciada em autores da Pedagogia Social, da Psicologia Histórico-cultural e do Campo de Pesquisa em Formação de Professores, que parte de uma concepção do professor como profissional crítico-reflexivo, que desenvolve sua profissionalidade permanentemente. Para coleta dos dados, foi enviado por e-mail um questionário com questões abertas e fechadas a estudantes de licenciatura em física de uma universidade da região metropolitana de São Paulo. A análise de dados foi realizada por meio da metodologia de identificação de núcleos de significação nas respostas de três dos estudantes que responderam ao questionário, escolhidos aleatoriamente. Foi possível observar que, mesmo não tendo contato com o termo função social da escola ao longo da formação, os sujeitos da pesquisa demonstram preocupações com questões além do conhecimento técnico científico, ou seja, questões da função social da escola. Consideramos que a reflexão sobre a função social da escola, ainda na formação inicial do professor de física pode colaborar para uma formação mais humanizada e protetora dos direitos humanos, rumo à busca de maior autonomia docente, mesmo com as fortes influências das organizações internacionais nas políticas educacionais do país.