PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO APOLO PRADO

DISCENTE : RENATO APOLO PRADO
DATA : 26/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/evonir

A MATEMÁTICA QUE  SURPREENDE E DESAFIA - APRENDENDO COM HQS

Ainserção das Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar poderepresentar um material com grande potencialidade para a Educação. Compreendendo que  à busca por diferentes estratégias pedagógicas podem colaborar na melhoria do ensino e aprendizado, propomos a inserção de HQs como prática didática, tendo por base a Educação Matemática Crítica (EMC) para abordar conteúdos da Matemática Financeira, com o intuito de preparar os estudantes a compreender a importância de evitar situações de inadimplência e de endividamento das diferentes famílias, bem como vulnerabilidade socioeconômica, além de auxiliar o fortalecimento da cidadania financeira e a inclusão social. A utilização da matemática financeira para os conteúdos de juros simples, juros compostos e sistemas de amortização, serão desenvolvidos com a turma do 2º ano do M-TEC (Ensino Médio e Técnico em Comunicação Visual) da ETEC Tiquatira. Este trabalho pretende representar nas HQs, diferentes histórias que descrevem situações reais das famílias, nos diferentes contextos sociais, políticos, econômicos e regionais, propondo assim, reflexões e criticidade para tomadas de decisões mais assertivas e visando a construção crítica, através de outras perspectivas de ver e conceber o ensino de matemática, com a inserção do aluno como parte ativa do processo, pretendendo alcançar resultados significativos.

Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HENRIQUE MARINS DE CARVALHO - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2966487 - FRANCISCO JOSE BRABO BEZERRA