A MATEMÁTICA QUE SURPREENDE E DESAFIA - APRENDENDO COM HQS
Ainserção das Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar poderepresentar um material com grande potencialidade para a Educação. Compreendendo que à busca por diferentes estratégias pedagógicas podem colaborar na melhoria do ensino e aprendizado, propomos a inserção de HQs como prática didática, tendo por base a Educação Matemática Crítica (EMC) para abordar conteúdos da Matemática Financeira, com o intuito de preparar os estudantes a compreender a importância de evitar situações de inadimplência e de endividamento das diferentes famílias, bem como vulnerabilidade socioeconômica, além de auxiliar o fortalecimento da cidadania financeira e a inclusão social. A utilização da matemática financeira para os conteúdos de juros simples, juros compostos e sistemas de amortização, serão desenvolvidos com a turma do 2º ano do M-TEC (Ensino Médio e Técnico em Comunicação Visual) da ETEC Tiquatira. Este trabalho pretende representar nas HQs, diferentes histórias que descrevem situações reais das famílias, nos diferentes contextos sociais, políticos, econômicos e regionais, propondo assim, reflexões e criticidade para tomadas de decisões mais assertivas e visando a construção crítica, através de outras perspectivas de ver e conceber o ensino de matemática, com a inserção do aluno como parte ativa do processo, pretendendo alcançar resultados significativos.