PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA LAMI ZANETTINI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATALIA LAMI ZANETTINI
DATA : 16/11/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Experimentação no ensino de ciências: critérios do Programa Nacional do Livro Didático - ensino fundamental (1996-2019)


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A concepção da palavra experimentação ilustra a essência e propósitos de submeter e analisar um fenômeno. A compreensão desta conceituação é de grande relevância para este trabalho. Para a ciência este conceito é imprescindível, uma vez que o seu principal objetivo é a busca do conhecimento verdadeiro e o controle dos fenômenos. Um de vários filósofos que trabalhou com este conceito foi Francis Bacon. A partir do trabalho deste filosofo, foi feita a implementação em escolas e universidades. O propósito foi o desenvolvimento de atividades científicas e aprimorar o ensino da área de ciência. Atualmente o ensino de ciências nas escolas pode ser conciliado com o uso de livros didáticos.  Estes são distribuídos pelo MEC e que organiza o PNLD. A principal função deste programa é avaliação de livros inscritos através de critérios que são estabelecidos em editais e que são avaliados por comissões compostas por especialista de diferentes áreas das disciplinas presentes na educação básica. Com base nestas informações, é traçado o objetivo deste trabalho que apresenta o estudo dos critérios de avaliação sobre experimentação presentes nos guias 1996-2019 das séries iniciais e finais do ensino fundamental. Como o guia do PNLD é tratado como um documento, confere-se à metodologia explorada o caráter de pesquisa documental. Para os resultados houve a divisão de dois tópicos. O primeiro chamado de Identificação dos critérios, em que se fez a exploração dos critérios que abordavam conceitos sobre a experimentação, além de apresentar a quantidade em cada guia. Já o segundo foi chamado de estudos dos critérios, em que foram trabalhados de forma mais profunda que relacionava com os termos indicadores de busca já pré-estabelecidos. Houve a compreensão de que os critérios  podiam ser divididos através de aspectos pedagógicos da área de ciência e aspectos de segurança no laboratório. Ocorreu também a análise de semelhança e diferença dos critérios, em quais guias isto ocorria. Bem como a continuidade, a descontinuidade, a junção destes critérios em edições sucessivas dos guias. Com isso, os critérios receberam nomeações através de códigos e operações. Com a análise destes critérios também foi compreendido que eles podem estar divididos em diferentes períodos. Ou seja, através das ideias que eles apresentavam, pode ser assimilado que cada período em que o guia e o critérios estão presentes, podem apresentar uma ideia diferente sobre a experimentação. Esta pesquisa até este momento trouxe informações de que não haveria tanta mudança em questões que envolviam a política deste programa. Se os critérios permaneceram os mesmos ou se sofreram transformações, como adição de novos termos e novas perspectivas de ensino. Para o fechamento das questões trabalhadas, faz se necessário uma revisão sistemática de pesquisas já feitas sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO APRIGIO DA SILVA CURVELO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA KASSEBOEHMER
Notícia cadastrada em: 05/10/2021 08:55
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