PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: FÁTIMA APARECIDA KIAN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FÁTIMA APARECIDA KIAN
DATA : 14/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Santo André - Remoto
TÍTULO:

A LINGUAGEM PROBABILÍSTICA NO FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILÍSTICA


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Consideramos que o estudo de conceitos probabilísticos a partir dos anos iniciais é essencial à formação da criança, visto que no mundo atual, diariamente, recebemos uma grande quantidade de informações, necessitando inclusive, compreender fenômenos aleatórios ou não aleatórios. Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a formação de conceitos de natureza probabilística deve ser estimulada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, neste estudo nos concentraremos em descrever e analisar como emergem elementos linguísticos no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade, entendida como uma linguagem especializada e apoiada nas propostas de ensino sugeridas por Cláudia Vásquez e Ángel Alsina, bem como Terezinha Nunes e outros pesquisadores. Para isso, realizaremos um estudo exploratório com alunos do quinto ano do ensino fundamental (cerca de 10-11 anos) que tenham recebido algum tipo de instrução prévia sobre o assunto. Especificamente, a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Foram realizadas análises textuais, por meio do software IRaMuTeQ na qual utilizaremos análises multivariadas (análises de similitude) e para complementar as análises apresentaremos nuvens de palavras,  para identificar e explicar a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Os resultados mostram a predominância de palavras e expressões verbais da língua comum relacionado principalmente ao significado intuitivo de probabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1349564 - AILTON PAULO DE OLIVEIRA JUNIOR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1305717 - PRISCILA BENITEZ AFONSO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RUY CÉSAR PIETROPAOLO - UNIAN-SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARTA ÉLID AMORIM - UFS
Notícia cadastrada em: 08/05/2021 11:45
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod