A LINGUAGEM PROBABILÍSTICA NO FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILÍSTICA
Consideramos que o estudo de conceitos probabilísticos a partir dos anos iniciais é essencial à formação da criança, visto que no mundo atual, diariamente, recebemos uma grande quantidade de informações, necessitando inclusive, compreender fenômenos aleatórios ou não aleatórios. Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a formação de conceitos de natureza probabilística deve ser estimulada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, neste estudo nos concentraremos em descrever e analisar como emergem elementos linguísticos no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade, entendida como uma linguagem especializada e apoiada nas propostas de ensino sugeridas por Cláudia Vásquez e Ángel Alsina, bem como Terezinha Nunes e outros pesquisadores. Para isso, realizaremos um estudo exploratório com alunos do quinto ano do ensino fundamental (cerca de 10-11 anos) que tenham recebido algum tipo de instrução prévia sobre o assunto. Especificamente, a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Foram realizadas análises textuais, por meio do software IRaMuTeQ na qual utilizaremos análises multivariadas (análises de similitude) e para complementar as análises apresentaremos nuvens de palavras, para identificar e explicar a multiplicidade de termos, expressões orais e escritas, símbolos e representações utilizadas quando se pretende que os alunos aprendam o conceito de forma gradual e adquiram os respectivos conceitos básicos em probabilidade. Os resultados mostram a predominância de palavras e expressões verbais da língua comum relacionado principalmente ao significado intuitivo de probabilidade.