PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA APARECIDA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTINA APARECIDA DE OLIVEIRA
DATA : 30/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: À distância
TÍTULO:

Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando aproximações


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O presente trabalho trata da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no ensino de ciências e alfabetização científica. Ao longo desta pesquisa verificamos os aspectos históricos que envolveram a instituição dos cursos de magistério e posteriormente a Licenciatura em Pedagogia, além da obrigatoriedade do ensino de ciências nos anos iniciais a partir de 1971. Para tal, selecionamos seis educadores a fim de respondermos as seguintes questões: O que se aprende sobre AC na formação inicial chega à sala de aula? De que forma tais práticas docentes atendem à educação científica apresentada na BNCC? Como essas atividades propostas contribuem para a formação cidadã das crianças? Coletamos os dados a partir de entrevistas com os educadores via aplicativo de mensagens e solicitando-os atividades de ciências. A análise dos dados, via Análise de Conteúdo, das sequências didáticas utilizou como ferramenta base os eixos e indicadores de Sasseron, além da própria BNCC. Como resultados constatamos que mesmo tendo contato com disciplinas cientificas os educadores ainda possuem dificuldades relacionados ao ensino de ciências e com foco nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa devido aos exames externos. Apontamos, assim, a necessidade de investimento em formações continuadas, voltadas à profissionalização desses educadores. Observamos também, no campo histórico da formação desses professores, a não especificação de documentos que tratem desse ensino de ciências, ressaltando a pratica do não ensino, assim, como forma de sanar essas falhas foi criada a Base Comum Curricular (BNCC), onde encontramos os conteúdos a serem trabalhados na educação básica, desde a educação infantil e a inserção da Alfabetização Científica que consta com a nomenclatura de Letramento Científico


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CELI RODRIGUES CHAVES DOMINGUEZ - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRA APARECIDA VIVEIRO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 08/10/2020 18:05
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod