Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando aproximações
O presente trabalho trata da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no ensino de ciências e alfabetização científica. Ao longo desta pesquisa verificamos os aspectos históricos que envolveram a instituição dos cursos de magistério e posteriormente a Licenciatura em Pedagogia, além da obrigatoriedade do ensino de ciências nos anos iniciais a partir de 1971. Para tal, selecionamos seis educadores a fim de respondermos as seguintes questões: O que se aprende sobre AC na formação inicial chega à sala de aula? De que forma tais práticas docentes atendem à educação científica apresentada na BNCC? Como essas atividades propostas contribuem para a formação cidadã das crianças? Coletamos os dados a partir de entrevistas com os educadores via aplicativo de mensagens e solicitando-os atividades de ciências. A análise dos dados, via Análise de Conteúdo, das sequências didáticas utilizou como ferramenta base os eixos e indicadores de Sasseron, além da própria BNCC. Como resultados constatamos que mesmo tendo contato com disciplinas cientificas os educadores ainda possuem dificuldades relacionados ao ensino de ciências e com foco nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa devido aos exames externos. Apontamos, assim, a necessidade de investimento em formações continuadas, voltadas à profissionalização desses educadores. Observamos também, no campo histórico da formação desses professores, a não especificação de documentos que tratem desse ensino de ciências, ressaltando a pratica do não ensino, assim, como forma de sanar essas falhas foi criada a Base Comum Curricular (BNCC), onde encontramos os conteúdos a serem trabalhados na educação básica, desde a educação infantil e a inserção da Alfabetização Científica que consta com a nomenclatura de Letramento Científico