PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA APARECIDA CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SORAYA APARECIDA CORDEIRO
DATA : 11/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: LOCAL: por participação remota: meet.google.com/xga-ckuq-uea
TÍTULO:

A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E A INTERDISCIPLINARIDADE: DISCURSOS DE EGRESSOS DAS LICENCIATURAS OFECERECIDAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Esta pesquisa irá analisar as percepções de alunos egressos dos cursos de licenciaturas em Química e Física da Universidade Federal do ABC (UFABC), em relação à abordagem interdisciplinar da História das Ciências, uma vez que esta Universidade oferece uma proposta pedagógica interdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo em seus alunos. A relevância está em observar o quanto a História das Ciências, segundo os entrevistados, é utilizada como mecanismo interdisciplinar e aglutinador no ensino de ciências e justifica-se em função da importância de avaliações e estudos no ensino das ciências naturais; da abordagem da História das Ciências como mecanismo aglutinador do ensino; da experiência de professores que tiveram uma formação inicial diferenciada, baseada na interdisciplinaridade e na formação de cidadãos críticos e que desenvolvam um despertar científico, sobretudo no papel das ciências em nosso mundo. O objetivo geral deste estudo consiste na análise dos discursos relatados por alunos egressos das mencionadas licenciaturas e suas percepções acerca dessa abordagem quanto à contribuição da História das Ciências no ensino dos conteúdos das disciplinas. Em relação às questões de pesquisa, destacamos: Como a interdisciplinaridade, abordada em uma formação inicial pode contribuir com a prática de um ensino diferenciado, com vistas a um despertar crítico e reflexivo aos alunos? E para isso, a abordagem interdisciplinar da História das Ciências contribui para a aprendizagem dos conteúdos disciplinares de Química e Física? Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa composta por revisão da literatura das temáticas sobre História das Ciências e sua relação com o ensino das ciências naturais, interdisciplinaridade e apresentação dos objetivos e do caminho percorrido pelo projeto pedagógico da UFABC para a formação desses licenciados, com foco na abordagem da História das Ciências. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas, sendo estas analisadas sob a perspectiva da Análise de Discurso Francesa.  Para a qualificação, serão apresentados os resultados do estudo piloto que será realizado com os egressos da licenciatura em Ciências Biológicas também oferecida pela UFABC. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIAMANTINO FERNANDES TRINDADE - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 14/09/2020 18:46
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod