A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E A INTERDISCIPLINARIDADE: DISCURSOS DE EGRESSOS DAS LICENCIATURAS OFECERECIDAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Esta pesquisa irá analisar as percepções de alunos egressos dos cursos de licenciaturas em Química e Física da Universidade Federal do ABC (UFABC), em relação à abordagem interdisciplinar da História das Ciências, uma vez que esta Universidade oferece uma proposta pedagógica interdisciplinar, com vistas ao desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo em seus alunos. A relevância está em observar o quanto a História das Ciências, segundo os entrevistados, é utilizada como mecanismo interdisciplinar e aglutinador no ensino de ciências e justifica-se em função da importância de avaliações e estudos no ensino das ciências naturais; da abordagem da História das Ciências como mecanismo aglutinador do ensino; da experiência de professores que tiveram uma formação inicial diferenciada, baseada na interdisciplinaridade e na formação de cidadãos críticos e que desenvolvam um despertar científico, sobretudo no papel das ciências em nosso mundo. O objetivo geral deste estudo consiste na análise dos discursos relatados por alunos egressos das mencionadas licenciaturas e suas percepções acerca dessa abordagem quanto à contribuição da História das Ciências no ensino dos conteúdos das disciplinas. Em relação às questões de pesquisa, destacamos: Como a interdisciplinaridade, abordada em uma formação inicial pode contribuir com a prática de um ensino diferenciado, com vistas a um despertar crítico e reflexivo aos alunos? E para isso, a abordagem interdisciplinar da História das Ciências contribui para a aprendizagem dos conteúdos disciplinares de Química e Física? Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa composta por revisão da literatura das temáticas sobre História das Ciências e sua relação com o ensino das ciências naturais, interdisciplinaridade e apresentação dos objetivos e do caminho percorrido pelo projeto pedagógico da UFABC para a formação desses licenciados, com foco na abordagem da História das Ciências. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas, sendo estas analisadas sob a perspectiva da Análise de Discurso Francesa. Para a qualificação, serão apresentados os resultados do estudo piloto que será realizado com os egressos da licenciatura em Ciências Biológicas também oferecida pela UFABC.