PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA
DATA : 23/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Modo Remoto
TÍTULO:

Formação continuada de professores que ensinam matemática: o pensamento algébrico e os seus indícios na prática letiva dos anos iniciais


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A presente pesquisa tem como proposta buscar compreender a trajetória de trabalho de um grupo de professores que participaram de um processo formativo sobre o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, realizado em uma universidade pública brasileira, nos meses de maio a julho de 2016. Conjectura-se que, após o processo formativo, os professores participantes tenham vivenciado um intervalo de três anos sem um acompanhamento sistemático em relação a esta formação. Com isso, pretendemos convidar os professores a (re)pensarem e refletirem sobre a formação vivenciada e sobre como eles têm contemplado (ou não), a temática Pensamento Algébrico em suas práticas letivas no período de 2017 à 2019. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, embasada na epistemologia construcionista e inserida na perspectiva teórica do interpretativismo. O objetivo geral da pesquisa é investigar indícios da aprendizagem profissional vivenciada pelos professores no processo formativo, em suas práticas letivas quando abordam Pensamento Algébrico nos anos iniciais. Do ponto de vista dos métodos, procedimentos e instrumentos de produção de dados, teremos várias etapas encadeadas: (i) análise do curso de extensão de 2016 (documentos produzidos no processo formativo e entrevistas de lembrança estimulada com a formadora e com os participantes), (ii) análise do intervalo entre o curso de extensão até 2019 (documentos profissionais individuais e coletivos elaborados e disponibilizados pelos professores participantes e entrevistas estruturadas com os participantes e gestores das escolas em que atuaram neste período)


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HÉLIA MARGARIDA APARÍCIO PINTÃO DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA CRISTINA DE COSTA TRINDADE CYRINO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - VANESSA DIAS MORETTI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 09/09/2020 12:19
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod