Formação continuada de professores que ensinam matemática: o pensamento algébrico e os seus indícios na prática letiva dos anos iniciais
A presente pesquisa tem como proposta buscar compreender a trajetória de trabalho de um grupo de professores que participaram de um processo formativo sobre o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, realizado em uma universidade pública brasileira, nos meses de maio a julho de 2016. Conjectura-se que, após o processo formativo, os professores participantes tenham vivenciado um intervalo de três anos sem um acompanhamento sistemático em relação a esta formação. Com isso, pretendemos convidar os professores a (re)pensarem e refletirem sobre a formação vivenciada e sobre como eles têm contemplado (ou não), a temática Pensamento Algébrico em suas práticas letivas no período de 2017 à 2019. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, embasada na epistemologia construcionista e inserida na perspectiva teórica do interpretativismo. O objetivo geral da pesquisa é investigar indícios da aprendizagem profissional vivenciada pelos professores no processo formativo, em suas práticas letivas quando abordam Pensamento Algébrico nos anos iniciais. Do ponto de vista dos métodos, procedimentos e instrumentos de produção de dados, teremos várias etapas encadeadas: (i) análise do curso de extensão de 2016 (documentos produzidos no processo formativo e entrevistas de lembrança estimulada com a formadora e com os participantes), (ii) análise do intervalo entre o curso de extensão até 2019 (documentos profissionais individuais e coletivos elaborados e disponibilizados pelos professores participantes e entrevistas estruturadas com os participantes e gestores das escolas em que atuaram neste período)