PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: FABIO LUIS DE MELO PAULON

DISCENTE : FABIO LUIS DE MELO PAULON
DATA : 29/11/2019
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Proposição e Aplicação do Conceito de Metrologia Produtiva para a Melhoria da Qualidade Dimensional em Peças Mecânicas

Quando se enfrenta um problema de qualidade de produto de causa desconhecida dentro de um ambiente industrial, há várias causas possíveis dentro do âmbito de processo de fabricação, especificação do produto e controle da qualidade, que inclui a Metrologia. Por outro lado, evidencia-se uma carência de diretrizes para auxiliar a escolher e priorizar os processos a serem estudados. Nestes casos, a Metrologia Produtiva pode ser a chave para colher informações de maior qualidade a fim de resolver o problema de forma eficaz, algo necessário em um ambiente de poucos recursos e práticas atrasadas.  Propõe-se e desenvolve-se uma metodologia de resolução de problemas da qualidade de produto e engenharia dimensional com base nos conceitos da norma ISO 17450-2 e em ferramentas conhecidas como o Controle Estatístico de Processo - CEP, Análise dos Sistemas de Medição - MSA, Capabilidade de Processo - PCI e Dimensionamento e Toleranciamento Geométrico - GD&T. De forma a validar a metodologia proposta, identificou-se uma empresa de pequeno porte com limitações de orçamento e práticas metrológicas não adequadas para aplicação do conceito.

Presidente - Interno ao Programa - 2269053 - CRHISTIAN RAFFAELO BALDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2073298 - ERIK GUSTAVO DEL CONTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODRIGO JUNQUEIRA LEÃO - CNPEM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671811 - ROVILSON MAFALDA