PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação orienta-se em torno de um conjunto de valores e propósitos para fazer a ponte entre as linhas de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação e Design da Tecnologia e da Engenharia em prol do entendimento de três aspectos fundamentais para a ocorrência da inovação: tecnologia, engenharia e gestão. Em conjunto, as duas linhas se complementam e procuram buscar respostas para uma sociedade que impõe desafios tais quais: crescente complexidade de produtos e processos, pressão para gestão de dilemas e Incertezas significativas.

 

Processo seletivo para ingresso em 2023.3 - Lançamento do edital para ingresso em 2023.3, por favor acesse a aba notícias ou clique no link abaixo.

Portal de Programas de Pós-Graduação (UFABC)

 

 

 

 


NOSSOS DESAFIOS

Construir conhecimentos e práticas que permitam propor os caminhos que levem à inovação.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação possui o desafio de formar recursos humanos com os conhecimentos e as experiências para criarem soluções que respondam aos complexos desafios enfrentados pela empresa, pela sociedade e pelo planeta. Para isso, o programa oferecerá uma formação que busca a compreensão de dois aspectos estreitamente inter-relacionados da inovação: a concepção tecnológica e a perspectiva organizacional, ambas pensadas a partir dos condicionantes históricos dos países que se industrializaram tardiamente.

Desse modo, o programa é caracterizado pela união de áreas heterogêneas, mas complementares, que tem como incitação:

 

  • o respeito aos valores humanos e ao planeta como elementos primordiais;
  • a criatividade, o livre-pensar, a diversidade e o multiculturalismo como olhares;
  • a incorporação de tecnologias emergentes que antecipem as necessidades humanas;
  • a retomada dos ideias antropofágicas, a inovação que celebra valores locais enquanto deglute o global.
     

Integrar a complexidade dos sistemas tecnológicos à heterogeneidade dos sistemas sociais de modo a fazer florescer a cultura da inovação.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação parte da premissa de que é preciso construir os fundamentos teórico-conceituais, metodológicos e aplicados do processo de inovação tecnológica nas nações que se industrializaram tardiamente. Entende-se, assim, que o processo de inovação não acontece da replicação ou transposição dos modelos que lograram êxito em outros países, pois sabe-se que a mudança tecnológica está intrinsecamente associada aos condicionantes históricos, políticos-institucionais e socioculturais.

As transformações observadas na sociedade contemporânea, que já são bastante tecnológicas, serão cada vez mais influenciadas pelas descobertas científicas e suas aplicações. Sendo assim, é de interesse tanto da comunidade científica, como do setor produtivo e dos formuladores de políticas de ciência, tecnologia e inovação, entender como funcionam os mecanismos que incentivam e incorporam o progresso técnico-científico numa época em que a mudança tecnológica ocorre num ritmo acelerado e contínuo. Uma das implicações desse cenário é a demanda cada vez maior por recursos humanos com perfis para desenvolver sistemas tecnológicos e para fazer a gestão da inovação que resultem em quebra de paradigmas, a partir da introdução de novos empreendimentos/produtos (inovação radical) e também do aperfeiçoamento constante daqueles já existentes (inovação incremental).

 


 

NOSSA INSPIRAÇÃO

A inovação é o resultado de um trabalho em equipe interdisciplinar harmonicamente integrado e com um objetivo em comum.

A inovação é uma atividade de equipe, razão pela qual usarmos o futebol como metáfora para formulação do conceito do programa. Uma equipe de futebol é composta pela comissão técnica e pelo elenco de jogadores. A primeira é responsável pelas atividades de gestão, planejamento e execução de atividades estratégicas fora de campo. Por sua vez, os jogadores atuam dentro de campo, de acordo com a sua especialidade, porém de forma entrosada para alcançar a vitória.

 



INFORMAÇÕES GERAIS:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação tem o desafio de educar uma nova geração que criará soluções que atendam às complexas demandas enfrentadas pela sociedade contemporânea. Portanto, o programa aborda a inovação do ponto de vista do design de sistemas de tecnologia e dos contextos organizacionais. Os candidatos devem estar preparados para criar novos negócios, produtos, serviços ou processos e gerenciar o processo de inovação em setores novos ou tradicionais, privados, públicos ou ONGs (Organizações Não Governamentais).

Para integrar diferentes perspectivas de inovação, trabalhamos com o conceito de laboratórios de inovação e aprendizado baseado em projetos. A ideia é realizar projetos com equipes que possam integrar habilidades interdisciplinares teóricas e práticas. Alguns exemplos de cursos oferecidos neste programa:

 

Gestão Estratégica da Inovação

Fundamentos de Engenharia de Sistemas

Marketing Tecnológico

Teoria e Prática de Design

Finanças da Inovação

Métodos Analíticos para a Prática do Design

Gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Engenharia Cognitiva

Gestão da Tecnologia

Design Interativo

Design de Negócios

  • Linhas de Pesquisa:

Gestão da Tecnologia e da Inovação

Design e Engenharia da Tecnologia

 

  • Titulação:

Mestrado

 

  • Processo Seletivo:

A chamada para inscrição geralmente abre em agosto / setembro.

Mais informações sobre os requisitos de admissão e o processo de inscrição estão disponíveis na aba (inserir a aba correta).

 

  • Início das Aulas:

Geralmente em fevereiro (dependendo do calendário do ano).

 

  • Taxas: nenhuma

 

  • Bolsas de Estudo:

Disponibilidade limitada, dependendo de uma análise caso a caso.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - RICARDO GASPAR

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ricardo.gaspar@ufabc.edu.br

  • - ROMULO GONCALVES LINS

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: romulo.lins@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod