O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação orienta-se em torno de um conjunto de valores e propósitos para fazer a ponte entre as linhas de pesquisa Gestão da Tecnologia e da Inovação e Design da Tecnologia e da Engenharia em prol do entendimento de três aspectos fundamentais para a ocorrência da inovação: tecnologia, engenharia e gestão. Em conjunto, as duas linhas se complementam e procuram buscar respostas para uma sociedade que impõe desafios tais quais: crescente complexidade de produtos e processos, pressão para gestão de dilemas e Incertezas significativas.
Processo seletivo para ingresso, por favor acesse a aba notícias ou clique no link abaixo.
https://sig.ufabc.edu.br/sigaa/public/programa/noticias.jsf?lc=pt_BR&id=205
Construir conhecimentos e práticas que permitam propor os caminhos que levem à inovação.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação possui o desafio de formar recursos humanos com os conhecimentos e as experiências para criarem soluções que respondam aos complexos desafios enfrentados pela empresa, pela sociedade e pelo planeta. Para isso, o programa oferecerá uma formação que busca a compreensão de dois aspectos estreitamente inter-relacionados da inovação: a concepção tecnológica e a perspectiva organizacional, ambas pensadas a partir dos condicionantes históricos dos países que se industrializaram tardiamente.
Desse modo, o programa é caracterizado pela união de áreas heterogêneas, mas complementares, que tem como incitação:
Integrar a complexidade dos sistemas tecnológicos à heterogeneidade dos sistemas sociais de modo a fazer florescer a cultura da inovação.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação parte da premissa de que é preciso construir os fundamentos teórico-conceituais, metodológicos e aplicados do processo de inovação tecnológica nas nações que se industrializaram tardiamente. Entende-se, assim, que o processo de inovação não acontece da replicação ou transposição dos modelos que lograram êxito em outros países, pois sabe-se que a mudança tecnológica está intrinsecamente associada aos condicionantes históricos, políticos-institucionais e socioculturais.
As transformações observadas na sociedade contemporânea, que já são bastante tecnológicas, serão cada vez mais influenciadas pelas descobertas científicas e suas aplicações. Sendo assim, é de interesse tanto da comunidade científica, como do setor produtivo e dos formuladores de políticas de ciência, tecnologia e inovação, entender como funcionam os mecanismos que incentivam e incorporam o progresso técnico-científico numa época em que a mudança tecnológica ocorre num ritmo acelerado e contínuo. Uma das implicações desse cenário é a demanda cada vez maior por recursos humanos com perfis para desenvolver sistemas tecnológicos e para fazer a gestão da inovação que resultem em quebra de paradigmas, a partir da introdução de novos empreendimentos/produtos (inovação radical) e também do aperfeiçoamento constante daqueles já existentes (inovação incremental).
A inovação é o resultado de um trabalho em equipe interdisciplinar harmonicamente integrado e com um objetivo em comum.
A inovação é uma atividade de equipe, razão pela qual usarmos o futebol como metáfora para formulação do conceito do programa. Uma equipe de futebol é composta pela comissão técnica e pelo elenco de jogadores. A primeira é responsável pelas atividades de gestão, planejamento e execução de atividades estratégicas fora de campo. Por sua vez, os jogadores atuam dentro de campo, de acordo com a sua especialidade, porém de forma entrosada para alcançar a vitória.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação tem o desafio de educar uma nova geração que criará soluções que atendam às complexas demandas enfrentadas pela sociedade contemporânea. Portanto, o programa aborda a inovação do ponto de vista do design de sistemas de tecnologia e dos contextos organizacionais. Os candidatos devem estar preparados para criar novos negócios, produtos, serviços ou processos e gerenciar o processo de inovação em setores novos ou tradicionais, privados, públicos ou ONGs (Organizações Não Governamentais).
Para integrar diferentes perspectivas de inovação, trabalhamos com o conceito de laboratórios de inovação e aprendizado baseado em projetos. A ideia é realizar projetos com equipes que possam integrar habilidades interdisciplinares teóricas e práticas. Alguns exemplos de cursos oferecidos neste programa:
Gestão Estratégica da Inovação |
Fundamentos de Engenharia de Sistemas |
Marketing Tecnológico |
Teoria e Prática de Design |
Finanças da Inovação |
Métodos Analíticos para a Prática do Design |
Gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia |
Engenharia Cognitiva |
Gestão da Tecnologia |
Design Interativo |
Design de Negócios |
Gestão da Tecnologia e da Inovação
Design e Engenharia da Tecnologia
Mestrado
A chamada para inscrição geralmente abre em agosto / setembro.
Mais informações sobre os requisitos de admissão e o processo de inscrição estão disponíveis na aba (inserir a aba correta).
Geralmente em fevereiro (dependendo do calendário do ano).
Disponibilidade limitada, dependendo de uma análise caso a caso.
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: ricardo.gaspar@ufabc.edu.br
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: romulo.lins@ufabc.edu.br