PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: CLAUDIA POLIMENO

DISCENTE : CLAUDIA POLIMENO
DATA : 29/05/2023
LOCAL: UFABC - remoto

Análise da aplicação do método Balanced Scorecard em órgãos públicos como ferramenta para estímulo à inovação

O Balanced Scorecard é uma metodologia criada inicialmente para uso na gestão de empresas e que também tem sido utilizada como ferramenta para estímulo à inovação quando de sua aplicação no serviço público, propiciando melhoria na gestão pública. Este instrumento conta com um grupo de perspectivas para auxiliar na elaboração do planejamento e acompanhamento de sua execução. No campo da pesquisa acadêmica, é assunto que apresenta ascendência de estudos no tema, o que pode ser verificado por meio de levantamento e análise quantitativa sobre artigos existentes em bases de dados com maior relevância, tais como Scopus e Web of Science. Desta forma, foi feito um estudo de 10 casos em 7 países, analisando o andamento das aplicações e evolução dos estudos sobre o tema, juntamente com revisão bibliométrica. Observou-se que o BSC adaptado para uso no setor público é uma ferramenta muito valiosa, especialmente por incluir as perspectivas dos ativos intangíveis, que propiciam um maior conhecimento sobre o funcionamento dos órgãos e serviços. Pode ser utilizado inicialmente como sistema de medição de desempenho, chegando a um novo modelo de planejamento estratégico. Por meio dos ativos intangíveis é possível uma mudança gradual de mentalidade sobre a importância de conhecer a missão da instituição, e o avanço em direção à maior eficiência dos serviços. A burocracia, embora bem intencionada para proteger os bens públicos, pode atrasar processos de otimização, por este motivo, é essencial a continuidade do uso de mecanismos como o BSC para que os serviços públicos possam acompanhar a evolução da sociedade.

Presidente - Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI