PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS DE MARCHI BORRI

DISCENTE : VINÍCIUS DE MARCHI BORRI
DATA : 04/04/2022
LOCAL: São Bernardo do Campo

APLICAÇÃO DE UM MÉTODO DE AUXÍLIO A TOMADA DE DECISÃO MULTICRITÉRIO NO RANQUEAMENTO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DA REDE DE FIBRA ÓPTICA

Neste trabalho, tivemos como objetivo a criação de uma variável qualitativa ordinal relacionada a percepção de vendas sobre determinada região e a introdução desta variável em um novo modelo de auxílio a tomada de decisão para a escolha de novas áreas de investimento para construção de redes de fibras ópticas. Para tanto, utilizamos os dados fornecidos por uma das maiores empresas de telecomunicação do Brasil, referentes aos critérios que ela considera para a escolha da ordem construtiva. Como metodologia utilizamos o Analytic Hierarchy Process (AHP) com ratings na intenção de obter um modelo de fácil replicação onde a problemática da tomada de decisão pudesse ser vista e considerada tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Na análise foi possível identificar que apesar da relevância dos dados quantitativos, prioritariamente considerado pela empresa, quando considerado o critério qualitativo no modelo, o resultado obtido nos mostrou a importância de considerar todos os critérios simultaneamente. Defendemos a relevância do método por possibilitar que a empresa concentre os esforços da equipe na tomada de decisão à outras questões, que não as divergências entre números e conhecimentos qualitativos.

Presidente - Interno ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2526701 - JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO