PPGINV PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA INOVAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppginv

Banca de DEFESA: DANILO MARTINS DO NASCIMENTO

DISCENTE : DANILO MARTINS DO NASCIMENTO
DATA : 03/12/2021
LOCAL: UFABC - via remota

Empreendedorismo corporativo e seu impacto na inovação e resultado das empresas de serviços financeiros

A investigação da possível correlação entre o nível de empreendedorismo corporativo e o seu impacto nos resultados empresariais resume o objetivo da pesquisa. O intraempreendedorismo ou empreendedorismo corporativo (EC), termo cunhado por Gifford Pinchot III, que floresce em ambiente propício favorece a criação de novos produtos, serviços e formas de gestão dentro de empresas consolidadas. Atualmente, com a alta competitividade dos mercados e o crescente uso de tecnologias no desenvolvimento de novos negócios e produtos, a necessidade de inovação nas empresas torna-se uma preocupação constante. Autores como Schumpeter, Zahra e Barney conectam o empreendedorismo corporativo com a capacidade inovativa empresarial e vantagem competitiva sustentável. A metodologia utilizada une a revisão bibliográfica para estruturar um modelo teórico com a pesquisa descritiva fundamentada, realizando entrevistas com funcionários de empresas de serviços financeiros para elaborar uma classificação das empresas. Como resultado, nota-se que existe correlação negativa fraca entre EC e lucratividade, correlação positiva fraca entre EC e experiência do consumidor e correlação não significativa entre EC e experiência do colaborador.

Presidente - Interno ao Programa - 1603909 - RICARDO GASPAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1914234 - ALEXANDRE ACACIO DE ANDRADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIO BOTELHO JOSGRILBERG - UMSP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 2242729 - RICARDO REOLON JORGE