HABILIDADES SOCIAIS BÁSICAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL: proposta de aplicativo para avaliação e ensino
O Transtorno do Espectro do Autismo refere-se a uma série de condições caracterizadas por déficits relacionados à comunicação não verbal e comportamento social. Assim, é fundamental garantir condições de ensino que envolvam as habilidades sociais. Foi realizada uma pesquisa sistemática de revisão da literatura para identificar como a literatura tem documentado propostas de intervenção que visam o ensino de habilidades sociais para adultos com esse diagnóstico, após esse levantamento, foi notado que apenas dois artigos retornados visavam o ensino de habilidades sociais para adultos, mediado pela tecnologia. O presente estudo tem como objetivo verificar se uma plataforma digital com tarefas experimentais que visam à simulação de relação interpessoal, por meio de histórias sociais é suficiente para garantir condições de ensino de algumas habilidades sociais (Conversação Assertiva e Expressão de Sentimento Positivo), em adultos com TEA com ou sem DI. Foram elaborados dois módulos de ensino, um para cada uma das habilidades sociais que serão ensinadas, em que serão simuladas três situações de interação social que um universitário comumente vivencia em seu cotidiano. Antes e depois de cada módulo são aplicados testes de linhas de base para validação de progresso na aprendizagem, sem fornecimento de consequência diferencial, conforme o comportamento-alvo do módulo (falar quais sao os alvos). Por fim, serão analisados os dados coletados com os testes para validar a eficácia da plataforma de ensino para comportamentos elementares na área das habilidades sociais. Espera-se que o estudo possa gerar dados que comprovem a eficácia de uma plataforma digital no auxílio do desenvolvimento de HS para jovens adultos com TEA.