INOVAÇÃO ABERTA E VALOR: UMA ABORDAGEM DE BIOMIMÉTICA
Sabe-se que uma grande corporação tem como objetivo principal a criação de valor, seja para seus acionistas, clientes ou seus funcionários. Para isso, é essencial melhorar sua operação, controlar seus custos e aumentar sua receita, seja por meio de desenvolvimento de novos produtos, serviços, ou pelo desenvolvimento de novos negócios. É nesse contexto que as grandes corporações estão cada vez mais buscando uma aproximação com startups, seja por meio de programas de aceleração, incubação e até mesmo de investimento. Nesse relacionamento ambas as empresas podem obter um beneficiamento mútuo, enquanto as grandes empresas podem aprender a trabalhar com agilidade na decisão, escassez de recursos e propensão ao risco, as startups, por outro lado, podem se beneficiar da maturidade dos executivos, da rede de relacionamento, do acesso a capital e eficiência na operação das grandes corporações. O tema é recente, e por isso é difícil ter clareza de qual é o modelo de inovação aberta mais apropriado para que haja de fato geração de valor nessa relação, e que seja possível fomentar e consolidar o modelo entre empresas. Esta Pesquisa abordará o tema de inovação aberta e a geração de valor, apresentando uma revisão da literatura sobre métodos e processos de inovação e, também ferramentas de biomimética como conceito de agilidade dentro do mundo corporativo.