PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARJHORRE LAYLAKAR LEYVOSIYER ZINATTO MALFATTI

DISCENTE : MARJHORRE LAYLAKAR LEYVOSIYER ZINATTO MALFATTI
DATA : 17/12/2019
LOCAL: sala 306, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

MERCADO POTENCIAL DE SERVIÇOS ANCILARES DE POTÊNCIA REATIVA PROVIDOS PELAS USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL

A instalação das usinas sucroalcooleiras tem crescido nos últimos anos no Brasil por causa dos incentivos a novas fontes renováveis que favoreçam o abastecimento da oferta de energia elétrica. Tais usinas contam com diversos geradores síncronos. Em um cenário de remuneração adequada pela injeção de potência reativa para esses geradores, a potência reativa injetada pode aumentar a confiabilidade e segurança do sistema elétrico, melhorando o perfil de tensão das barras próximas à usina de açúcar e álcool. Com o intuito de auxiliar na analise do mercado potencial de serviços ancilares de potência reativa, neste trabalho se apresenta uma metodologia que minimiza o valor pago pela energia elétrica das usinas sucroalcooleiras por meio do ajuste do fator de potência de seus geradores e a definição de uma tarifa de remuneração pela potência reativa injetada. Tal metodologia utiliza dois módulos. O primeiro é um modelo espacial para determinar as usinas mais próximas das subestações que podem precisar de uma maior quantidade de reativos. Já, o segundo é um algoritmo de enxame de partículas que encontra o valor mínimo do pagamento da fatura de energia para as usinas encontradas na primeira etapa. A metodologia é aplicada no estado de São Paulo, a fim de encontrar os valores de remuneração para as usinas do ambiente de contratação regulada que estão mais próximas das subestações de 138 kV. O resultado da metodologia é um mapa que mostra as usinas que poderão ter uma maior contribuição na melhora da qualidade do fornecimento de energia elétrica e que terão uma minimização na sua fatura de energia. Esta classe de resultados pode ajudar na definição de uma estrutura diferenciada de remuneração por barra pela injeção de potência reativa e na análise do mercado potencial de serviços ancilares de potência reativa providos pelas usinas de açúcar e álcool.

Presidente - Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544340 - PATRICIA TEIXEIRA LEITE ASANO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066952 - EDUARDO WERLEY SILVA DOS ANGELOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA