PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: KAREN HIDALGO DAIA

DISCENTE : KAREN HIDALGO DAIA
DATA : 12/12/2019
LOCAL: sala 407, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Energia Elétrica Gerada Em Aterro Sanitário A Partir Do Biogás: Análise Decisória Multicritério Na Avaliação Da Sustentabilidade

No Brasil, os resíduos sólidos urbanos ainda são motivo de muita preocupação, uma vez que, de acordo com a ABRELPE, apenas 59,1% dos resíduos coletados possuem destinação ambientalmente adequada. O aproveitamento energético de RSU através do biogás gerado pela digestão anaeróbia em aterro sanitário é uma forma de geração de energia que deve ser considerada, principalmente para aumentar a diversidade da matriz energética brasileira. Tendo em vista a grande preocupação com os resíduos sólidos urbanos (RSU) e as suas possíveis destinações, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo para o aproveitamento energético de RSU em um aterro sanitário localizado no município de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. Foi realizada uma análise decisória multicritério na avaliação da sustentabilidade, visando identificar os impactos em indicadores da dimensão ambiental (emissão de CO2 equivalente e área mobilizada), dimensão social (mortalidade devido à poluição) e dimensão técnico-econômica (confiabilidade da geração de energia e eficiência energética) Para o cálculo da estimativa do potencial energético do biogás gerado neste aterro, serão utilizados dados da literatura e do software LanGEM, que apresentará a geração de metano e dióxido de carbono do aterro em questão. Por fim, serão analisados os possíveis fatores que limitam a expansão da geração de energia em aterros sanitários através dos RSU no Brasil.

Presidente - Interno ao Programa - 1760419 - GRAZIELLA COLATO ANTONIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 6670680 - JOAO MANOEL LOSADA MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2115523 - GIULLIANA MONDELLI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS