PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA PEREIRA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA PEREIRA DA SILVEIRA
DATA : 11/11/2019
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA GERIDOS PELA SABESP: Análise de Estudos de Casos na RMSP

O fornecimento de água potável é um serviço essencial para qualquer município e por se tratar de sistema de alta complexidade, possui grande demanda por energia elétrica, constituindo gastos significativos às companhias de saneamento. Só a SABESP é responsável pelo consumo de 0,55% da energia no Brasil. Sendo assim, há a necessidade de criação e aprimoramento de projetos de eficiência energética no setor principalmente devido ao fato da eficiência energética e o desempenho hidráulico dos sistemas de distribuição de água estarem relacionados. O presente trabalho tem como objetivo estudar a eficiência energética na operação da distribuição de água potável recorrendo a casos práticos correspondentes a sistemas geridos pela SABESP na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), correlacionando o consumo de energia elétrica com a redução de perdas e a regularidade da distribuição de água em setores de abastecimento sob regime de gestão de demanda noturna e em setores de abastecimento com contrato de performance, mantendo a garantia do abastecimento de água aos clientes, garantindo assim a sustentabilidade das ações de eficiência, por meio da análise de séries de dados de consumo de energia elétrica, parâmetros hidráulicos e de relacionamento com cliente no período de 2013 a 2018. Com os resultados encontrados, já é possível observar a melhora nos indicadores de monitoramento dos parâmetros, o que indica que as ações propostas trazem ganhos de eficiência energética sem comprometer o abastecimento de água aos clientes.

Presidente - Interno ao Programa - 235.788.548-32 - HERLANDER DA MATA FERNANDES LIMA - NENHUMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2197500 - MELISSA CRISTINA PEREIRA GRACIOSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1646410 - ROSELI FREDERIGI BENASSI