PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO VICENTE VALDÉS CAMBERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO VICENTE VALDÉS CAMBERO
DATA : 30/09/2019
HORA: 15:00
LOCAL: sala 301, 3º andar, Bloco B, Campus SA
TÍTULO:

Rectena baseada em um Arranjo de Antenas e Células Solares como uma Solução de Coleta Híbrida de Energia


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O surgimento de Smart Grid, Wireless Sensors Network ou Internet of Things tem produzido uma crescente demanda de fontes alternativas de obtenção de potência. Atualmente o mercado do armazenamento da energia nestas tecnologias está dominado pelas baterias. As baterias são fontes finitas caraterizadas pela necessidade de troca em determinados períodos de tempo. Os níveis de potência demandada nestes nichos tecnológicos estão entre os microwatts e os miliwatts. Para dar resposta à demanda, estão sendo alvo de estudos, mecanismos de coleta associados à energia térmica, solar, das vibrações ou de ondas eletromagnéticas.
A produção de corrente elétrica usando células fotovoltaicas é uma técnica estuda e desenvolvida há mais de duas décadas. Porém, ainda é altamente sensível a condições de baixa iluminação ou aos horários da noite. Nestas condições, a demanda de potência pode ser assumida pela energia extraída de ondas eletromagnéticas captadas por antenas, e retificadas por circuitos com diodos retificadores. Esta técnica é conhecida como Harvesting de RF e utiliza as rectennas para captar a energia do ambiente. As rectennas são uma combinação de antenas com circuitos de retificação produzindo um nível de corrente contínua na saída. O harvesting de RF se enfrenta a baixos valores de densidade de potência disponível no ambiente, mas não depende do horário do dia para produzir energia. A ideia do sistema híbrido possibilita o aproveitamento alternado de duas fontes de energia, de maneira que, o dispositivo que consumirá a potência obtida, sempre esteja alimentado. O sistema será aprimorado para utilizar as vantagens oferecidas por ambas às fontes de energia.
Esta proposta visa desenvolver um sistema híbrido de captação de energia através do harvesting solar e eletromagnético para aumentar a autonomia de dispositivos usados em aplicações de muita baixa potência. Para isso, se tem como alvo o projeto da integração de antenas e células solares numa mesma estrutura visando aumentar a eficiência e mantendo o desempenho de ambas as figuras de mérito. Dessa maneira, pretende-se iniciar um projeto multidisciplinar dentro de uma problemática atual como é a exploração de fontes de energia alternativas em aplicações de ultra-low power.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1545701 - IVAN ROBERTO SANTANA CASELLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1761107 - RICARDO SUYAMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1876380 - THALES SOUSA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1544396 - RODRIGO REINA MUNOZ
Notícia cadastrada em: 10/09/2019 21:43
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod