Controle preditivo baseado no modelo aplicado ao conversor CC/CA no lado da rede de um sistema de carregamento de baterias bidirecional para veículos elétricos
O controle preditivo baseado no modelo (MPC, \textit{Model Predictive Control}) é uma técnica de controle que vem ganhado destaque em aplicações de eletrônica de potência, como em carregadores de bateria para veículos elétricos (VEs). Este texto de qualificação de doutorado vem apresentar os resultados parciais da aplicação do MPC a um conversor de potência CC/CA bidirecional no lado da rede de um carregador para VEs. O objetivo final é atingir elevado grau de regulação de potência do veículo-para-rede com baixo nível de distorção harmônica injetada na rede, além de garantir uma operação robusta diante de distúrbios internos e externos. O sistema proposto contém um conversor de potência no lado da rede trifásica e o carregamento da bateria é emulado por uma fonte programável conectada no lado do barramento de corrente contínua (CC). O projeto do MPC no espaço vetorial é um dos principais desafios do projeto de doutorado, o que tem sido abordado por pesquisa bibliográfica extensas, simulações e testes em bancada experimental. Para a versão final da tese de doutorado pretende-se também considerar a análise da robustez do sistema de controle na presença de incertezas paramétricas e ainda distorções na tensão da rede. Os estudos no âmbito deste projeto buscam contribuir para a transição eficiente para a mobilidade elétrica e para o desenvolvimento dos recursos de energia distribuídos nas futuras redes inteligentes (SmartGrids).