PPGENE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgene

Banca de DEFESA: FERNANDO HENRIQUES SALINA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDO HENRIQUES SALINA
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/reynaldo-3

VISÃO 3(D+S): ESTRATÉGIA CORPORATIVA PARA EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO CONGREGANDO OS ASPECTOS DE DESCARBONIZAÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA

O setor elétrico ocupa o posto de maior emissor de gases de efeito estufa no mundo e em 2018 foi responsável por 32% das emissões no mundo. As soluções de descarbonização para esse segmento englobam a substituição de combustíveis fósseis por energia renovável que são fundamentalmente intermitentes, como a solar e eólica. Conforme o mundo intensifica os esforços na descarbonização no setor elétrico surgem as preocupações como a segurança energética.  Por isso, as agendas de descarbonização e segurança energética, precisam estar integradas nas estratégias das empresas. Dessa forma, o objetivo central desse presente trabalho foi avaliar se as estratégias de descarbonização das companhias do setor elétrico estão contemplando aspectos de segurança energética, caso não sugerir uma visão estratégica de modo a integrar esses dois desafios. Esse presente trabalho é divido em 2 Etapas: (1) Estratégia Climática para empresas do setor elétrico; (2) Estudo de caso aplicado da estratégia 3(D+S). Para cumprir com o objetivo da Etapa 1, foram avaliadas as respostas públicas para 31 questões do CDP Clima 2022, considerando 25 empresas do segmento elétrico, selecionadas através dos critérios de maturidade na agenda Mudança do Clima (Nota CDP) e relevância financeira (S&P 250 Energy). Baseado nos achados da primeira fase e referências bibliográficas, na Etapa 2 foram selecionadas tecnologias de descarbonização para substituir uma planta típica de geração de energia elétrica de 500 MW por meio de um ciclo Rankine utilizando carvão fóssil (Caso Base), considerando critérios de segurança energética. Para quantificar as emissões e construir o cenário base foi conduzida uma análise termodinâmica através do software EES®. Os 3 cenários e 11 tecnologias selecionadas, considerando sempre o fator da segurança energética como primordial, geraram 90 trajetórias que visam traduzir os caminhos de descarbonização para limitar as emissões ao longo de 10 anos em 21,5 Milhões tCO2e, para que essas tenham um alinhamento com os princípios do Science Based Targets (SBT). Através da Etapa 1 foi possível identificar que apesar das empresas trazerem alguns elementos de segurança energética em suas respostas, esse tema não está totalmente integrado com estratégia de descarbonização para nenhuma das 31 empresas avaliadas. Para uma atuação completa propõe-se expansão da estratégia 3D, já utilizada por algumas empresas, para o novo conceito criado no presente trabalho chamado de 3(D+S): Descarbonização, Descentralização e Digitalização considerando a Segurança energética e Social para uma Sociedade justa. Através das 90 trajetórias de descarbonização propostas na Etapa 2 encontraram-se 44 caminhos possíveis para respeitar o orçamento de carbono proposto e alinhados com a estratégia 3(D+S). Desse modo é possível concluir que existem rotas que podem ser utilizadas pelas empresas do setor elétrico que integrem uma redução de emissão alinhada com os princípios do SBTi e a manutenção da segurança energética.

Presidente - Interno ao Programa - 1977178 - REYNALDO PALACIOS BERECHE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1548098 - GILBERTO MARTINS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600874 - MARCELO MODESTO DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE UHLIG DE OLIVEIRA